Construção de Site – A definição do Negócio

Definição de Negócio Real e /ou Virtual – Análise da Concorrência

construção de siteA demanda pela construção de site, de maneira geral, tem origem em duas situações diferentes. Uma delas se materializa quando um empresário já é dono de uma empresa real e necessita ampliar suas vendas, ser mais conhecido no mercado fortalecendo seu nome ou diminuir custos com vendas diretas ao consumidor via uma loja virtual. Outros empreendedores desejam mesmo entrar no mercado de vendas de serviços ou produtos com um site, não querem montar um negócio físico.

Uma empresa que pode tanto fornecer serviços ou produtos com ponto físico ou via vendas virtuais (ou os dois) , gera o nosso primeiro ponto para tomada de decisão. Qual o modelo de negócio? Explico: Se o negócio é físico e virtual, de certa forma podemos aproveitar de grande parte de todo o planejamento de local para estocar matéria prima, produtos, funcionários para expedição, cadastramento de produtos, a pessoa para atender o telefone, entre outros ingredientes que compõem a venda virtual e a entrega de produtos. Se a empresa é somente virtual, não podemos nos limitar à contrução de site e é preciso levar em conta todos esses ingredientes, principalmente os que fazem chegar o produto às mãos do cliente final.

A decisão para quem já tem um negócio físico é óbvia, entender onde cada área física de sua empresa pode colaborar, desenhar os processos, agregar processos que o site vai exigir (e que até o momento não são feitos na empresa) e seguir para a próxima etapa. Já quem opta por um modelo somente virtual compreende mensurar todos os investimentos necessários para que a empresa suporte a demanda de vendas necessárias a cobrir custos e ainda gerar algum lucro, isto é, se faz necessário desenhar todos os processos, desde quem atende o telefone, responde emails até quem vai pagar fornecedores e receber de clientes.

Construção de Site – Análise da Concorrência

Definido o modelo de negócio para construção de site, outra importante análise deve ser feita. A que está relacionada à concorrência. É preciso que o empreendedor (ou a consultoria contratada) busque quem são os principais concorrentes, no mundo digital e também fisicamente, mensurar o tamanho dos mesmos e, principalmente, observar se existe um espaço neste determinado mercado. Algumas variáveis devem ser observadas no que tange à análise da concorrência:

  • Tamanho dos concorrentes diretos (Grandes, médias ou pequenas empresas) – Assim você poderá mensurar a capacidade das áreas de vendas deles;
  • Regiões de atuação da concorrência – Observar quais as regiões coincidentes com as que você pretende explorar ;
  • Sua empresa pode oferecer um produto/serviço de igual ou melhor qualidade do que a concorrência ;
  • Quais os diferenciais de cada um dos concorrentes (Preço, qualidade, atendimento, pós-venda);
  • Qual o seu diferencial em relação aos seus concorrentes;

Elabore uma tabela com todas as variáveis e observe como surgirão pontos de intersecção entre as suas informações e outros pontos totalmente excludentes. Essa tabela é de extrema importância no auxílio à estratégia de construção de seu modelo de vendas e do modelo de construção de site, uma vez que poderemos valorizar exatamente as qualidades que sua empresa tem para atrair clientes de forma mais rápida.

No próximo artigo falaremos do público alvo da empresa e quais as variáveis devemos analisar para que os produtos / serviços que queremos vender na construção de site busque estas definições.

Abraços!